top of page
  • Foto do escritorPCJUNIOR_OFICIAL

O valor que meu coração revela !

Atualizado: 14 de ago. de 2023

O trabalho é importante, buscar evoluções acadêmicas, tem sua relevância, promoções e títulos não podem ser desprezados, mas há valor? Quais os objetivos que me fazem empregar esforços sem medidas?

Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Mateus 6:21

Para aqueles que descobriram a paternidade, seguramente irão dizer que tudo mudou e a minha experiencia não é diferente dessa afirmação. Antes, quando não ostentava o título de pai, era possível ver algum vídeo viral de acidente, sem que isso me abalasse. Ou se fosse surpreendido por uma notícia onde o tema central fosse crianças e suas mazelas, eu não sentia o frio da lágrima descendo pelo meu rosto. Houve um dia em que fui menos sensível e suscetível à questões familiares, mas agora, sou pai e isso fez com que o jogo mudasse.


Se o foco era ganhar mais dinheiro, se era galgar mais certificados acadêmicos ou mais títulos, se houve mais interesse no meu bem estar pessoal, isso ficou em segundo plano. Hoje sou impulsionado a sentir, ver e ser diferente. Condição essa, decorrente do status de pai, mas desprezar estes tópicos como: carreira, promoções, titulos e os demais fatores que vislumbram o sucesso, seria um grande erro, afinal de contas, muito do que se almeja para os filhos passa por estes temas.


Entretanto, cabe a confrontação com as reais motivações existentes no coração.

a) O quanto se tem buscado títulos e sucesso? b) Quanto tempo e dedicação são empregados em atividades e tarefas que forçam as crianças a permancer na zona do"depois eu vejo isso"?

Mediante a essa realidade é importante questionar: Qual valor meu coração tem revelado?

Ao refletir sobre isso, vamos chegar a conclusão mais honesta possível, iremos reconhecer que o valor dessas coisas é temporal nessa terra, e que os filhos não podem ser deixados a margem.


Infelizmente, ainda encontramos pessoas que desprezam suas crianças diante de conquistas pessoais.

Para isso, cabe corrigir a rota e entender o que é melhor e maior, o que realmente tem valor. E investir nos filhos pensando no que é eterno.


Frente a tal desafio, trago três tópicos importantes a se considerar para os que estão prontos a demonstrar o valor real de sua prole.


1 - Seus filhos desejam saber o que você sente

Assuma sua condição humana, deixe-os saber que você está triste com algo da sua atividade, se for de fácil compreensão, compartilhe. Verbalizar seu sentimento e estado de espírito como proposta de compartilhar e não de descarregar o stress irá trazer grandes benefícios na relação pai e filho frente as atividades que desenvolvemos. De oportunidades para sentimentos positivos e negativos. Afinal de contas, a vida não é só vitória.


2 - Suas histórias tem algo a ensinar.

É sempre bom ouvir histórias, ainda mais quando são contadas pelos pais, e essas histórias são ainda mais extraordinárias se for algo que dê fato tenha acontecido. Conte do dia que você levou uma bronca na escola e de como aprendeu com essa bronca. Conte sobre quando correu de medo de um quarto escuro e depois riu por descobrir que não havia nada além de sombras. Suas história serão um alento e servirá de troca, pois você irá lembrar que já esteve na mesma condição que sua criança.


3 - Passe pouco tempo com seus filhos.

Calma, você já vai entender! Nesse tópico, o que quero apontar é que crianças precisam de crianças. Você deve sempre dedicar tempo a seus filhos, e o tempo entre vocês precisa ser de qualidade e não de quantidade. Porém, somente uma criança sabe brincar como criança. Esse item serve mais de alerta para aqueles pais que privam seus filhos da interação com outras crianças.


Eu poderia apontar inúmeros aspectos, mas esse é só o começo. Os itens acima são algumas pegadas para a grande caminhada que é ser pai, não permita que as coisas de valor assumam o espaço dentro do coração que é reservado aos filhos. Mostre com essas atitudes que seu coração dá mais valor ao que é eterno.

Pois a boca fala do que está cheio o coração. Mateus 12:34b

Experimente desfrutar de situações singular com vidas que explodem de curiosidade e de desejo por aprender, compartilhe toda trajetória e experiência com as pequenas criaturas sedentas por interações, trocas e afetos. Seja o melhor pai que você possa ser e lembre-se que títulos, promoções ou carreira não farão isso por você.


Vivi algo parecido com meu pai, ele soube desfrutar de momentos comigo e me deixou esse legado, e agora os meus filhos teêm provado de mim como vejo, sinto e sou pai.


Boa jornada!


Em memória - Batista, Paulo Cesar.



Autor: @pcjunior_oficial

179 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mensageira

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page