Em novembro, mais uma vez os adeptos da tradição do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), irão se reunir em família na próxima quinta-feira, dia 23, para celebrar e dar graças pelos mais variados motivos. Instituída pelos norte-americanos, por mais de 400 anos a data é um convite para gratidão, gesto esse, que de tão representativo, acaba por nos levar a uma transformação.
E esse convite é feito para todos nós, instituir essa tradição é um dever. "Dia de Ação de Graças"
Se antes o tema transitava por questões emocionais, sentimentais e espirituais, hoje passa a ter contornos mais palpáveis. Ser grato nos impulsiona a benefícios reais, o que antes parecia ser algo intangível, ganha contornos e comprovações científicas. Para os aficionados nos termos: "segundo pesquisas", "especialistas afirmam", agora podem se pautar nesses parâmetros para tornarem-se mais gratos e atender a esse convite.
Pesquisadores da renomada faculdade de Harvard, foram a campo para levantar dados que pudessem responder a seguinte dúvida: "Ser grato pode deixar alguém feliz?". Você pode acompanhar o estudo na íntegra em "Giving thanks can make you happier".
O resultado não foi nenhuma novidade para os "praticantes" da gratidão. Há benefícios comprovados pela religião e pela ciência, e reforçar esse valor tem conquistado mais adeptos. O tema é celebrado por muitos como tradição, a terra do tio San já entendeu a importância deste evento mas, o Brasil, uma das populações mais festivas do mundo, a quarta para ser mais preciso conforme o levantamento realizado pelo portal Poder 360, em janeiro de 2022, resiste ao chamado dessa comemoração, mas por que não aderir a essa festividade?
Cabe a reflexão, e fica o desafio para que possamos nos reunir com os nossos familiares e fazer nossas orações em gratidão. Na tentativa de promover a data e estimular a adesão dessa tradição, me propus apontar 3 aspectos que julgo serem relevantes para prática de uma vida de gratidão. Os itens elencados são de entendimento pessoais, que por experimentação, do compartilhar e até mesmo por pesquisas, servem como ponto de partida para uma nova postura de vida.
Ser grato é um convite que é feito a todos nós, para aceitá-lo só é preciso dizer, obrigado.
1º Ser grato: Demanda agir.
Algo que é primordial em uma vida imersa em gratidão é o movimento, a ação, é fundamental que a inercia seja vencida. Um indivíduo com coração prostrado em estagnação, se revela como uma barreira sólida, sendo um obstáculo a prática da gratidão. O movimento, a ação precisam ser executados, esse passo pode ser mais difícil no começo, mas se não realizado, essa condição nunca será vencida. Para aplicar é necessário que coragem transponha o muro da ingratidão, esse romper é resultado da determinação de um coração que transborde de reconhecimento. Sendo assim, levando ao gesto da gratidão até mesmo no Dia de Ação de Graças, atente que ser grato é um gesto e não simplesmente uma fala de "muito obrigado".
2º Ser grato: É entender que reconhecimento não está relacionado a Alegria.
Por vezes imaginamos que só podemos demonstrar gratidão se estamos alegres, e essa não é uma sentença verdadeira. A compreensão e reconhecimento são os fatores essenciais ao ser grato, a leitura correta da situação em que se está vivendo é que nos impulsiona a reflexão do que é favor. É preciso discernir com clareza os gestos, movimentos, sentimentos e condições que estamos desfrutando para entender o que é um favor em meu benefício. Ainda que não esteja alegre ou feliz, o reconhecimento é um gesto de lucidez que nos conduz atentar para gratidão e com o tempo, o reconhecimento irá aflorar.
3º Ser grato: É ir além das palavras.
É comum a interpretação de que ser grato é necessário a verbalização, a vocalização do sentimento, mas essa não é uma regra. Possivelmente você já ouviu um muito obrigado, mas o gesto corporal ou atitude foi contrária a fala. Logo, dizer não expressa o sentir, ao ser grato é importante que tanto o comportamento como o sentimento reforcem o que está sendo dito. Por vezes, a postura torna-se suficiente e o sentimento da gratidão já estará presente sem que uma única só palavra seja proferida, mostre com ações a gratidão que você deseja expressar. Os aspectos listados acima são desafiadores, e para muitos não será fácil, mas vale a pena a tentativa, afinal de contas o tema da gratidão é amplamente abordado por diversas frentes, bem como suas maneiras de praticá-la e também os seus benefícios. Não existe demérito, não existe contraindicação, a sociedade não a recrimina e já estamos mais que acostumados em importar algumas tradições de outros países. Então, aderir a essa festividade do Dia de Ação de Graças pode ser uma prática benéfica a todos, e caso queira olhar de maneira mais simplória, quem sabe a gente anexa mais um feriado ao nosso calendário?
É uma recomendação Divina
Se você tem procurado um padrão de vida mais elevado e próxima a Deus, tem nesse convite uma grande oportunidade para se achegar mais a Ele, afinal de contas a gratidão é feito dos altos céus.
1 Tessalonicenses 5:18 "Sejam gratos em todas as circunstâncias, pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus".
Ainda é tempo de uma conduta saudável e divina, e por todos os cantos existem sugestões e encorajamento para essa prática só precisamos estar atentos. Afinal, ser grato é um convite feito a todos nós, para aceitá-lo só é preciso dizer, obrigado. Aproveite a data e se reúna com aqueles com quem você se importar e celebre pelos mais variados motivos, ainda que seja o simples fato de ter o ar para respirar, afinal de contas você está vivo e essa é condição número 1 da gratidão.
PCBJ.
Clique aqui
Comments