top of page

A famosa expressão do marketing, Retroalimentação.

Foto do escritor: PC JuniorPC Junior


Acredito que você tenha lido o título e se perguntado, "que palavrão" é esse que eu não lembro de ter escutado nas minhas aulas de administração, marketing e comunicação? Ou então sua mente perspicaz como é, fez o processo de busca etimológica e fragmentando a palavra, foi logo descobrindo a sua preposição "retro", dentro, então somou ao substantivo feminino "alimentação" e chegou a brilhante conclusão: é a alimentação por dentro. A nossa mente sempre encontra soluções para os desafios propostos, mas não quero ficar forçando seu cérebro e também não é do meu feitio ser um João Kleber da vida e esticar sua agonia para que você possa descobrir o desfecho deste "palavrão" ao termino do bloco. A palavra em questão é a tão conhecida expressão do marketing, feedback.

Retroalimentação é apenas uma das traduções para este termo americano. E porque trago feedback na roupagem da retroalimentação? Antes de mais nada, lembro a você que estou me empenhando em escrever durante este ano, na medida que vou publicando os textos, venho pedindo as críticas para que contribuam no crescimento dos meus artigos, recebendo estes feedback, surgiu um sentimento que impulsionou a fazer a busca por seu significado, a resposta é simples para o uso do termo retroalimentação, mas antes preciso deixar claro que a intenção não é; 1) querer propor novos termos para a comunicação e marketing e 2) não foi uma estratégia para desviar sua atenção para o texto. No princípio fiz o que todo bom indivíduo digital faz quando quer buscar alguma informação, dei um google e lendo o significado, vi lá embaixo no finalzinho, em uma de suas versões, o termo aplicado dentro da eletrônica, retroalimentação.

Foi então que percebi que existe algo a mais do feedback, algo que vai além se a informação ou o processo, está sendo positivo ou negativo, foi a melhor tradução para o sentimento que surgiu na medida que recebia as criticas, (entenda critica na semântica da positividade, elemento que contribui para crescimento).

“Empresas de sucesso são empresas que aprendem. Elas obtêm feedback do mercado, fazem auditorias, avaliam resultados e efetuam correções destinadas à melhoria do desempenho.” Philip Kotler

Não vou explicar aqui a importância conceitual do feedback ou como aplica-lo, para isso temos o guru Philip Kotler, e o oráculo google irá guiar você para as resoluções do feedback. Meu objetivo é trazer em primeiro plano retroalimentação, vamos ao significado original, segundo o dicionário online de português; "é ação ou efeito de retroalimentar (realimentar); realimentação. Na eletrônica. Ação de enviar elementos da saída de um sistema em direção a sua entrada, visando o controle e/ou reforço. Todo processo que esteja envolvido com o controle de um sistema, através do conhecimento do resultado de suas respostas".

Conforme encaminhava os meus textos e recebia dos leitores o retorno, percebi que naquele momento o mais importante foi saber que havia pessoas que se mostraram disposta a contribuir. Ouvir, ler, o que elas transmitiram foi importante, mas o que me comoveu foi a disposição dessas pessoas em se expressar, essa disposição me alimentou, me motivou, foi como combustível para que eu me mantivesse firme e continua-se a escrever, essa disposição foi como a definição acima, elementos que saíram em direção a sua entrada.

Foi assim que me senti, alimentado por algo que eu havia provocado, percebi que encontrei na retroalimentação o termo que sintetizava o meu sentimento. Sei que o feedback tem em sua estrutura contribuir para que uma determinada ação/tarefa continue em seu rumo, mude ou seja revisada em alguns aspectos, mas a tradução para nossa língua tupiniquim, retroalimentação, se mostrou como um fluido que circula dentro do motor, movimentando toda a engrenagem da motivação, estimulando e se mostrando essencial.

Foi muito importante saber que alguém se importou em contribuir com o meu crescimento, como sugestão aconselho que você busque ser este combustível, busque motivar o outro, não se reserve em seus comentários, faça-o afim de que alguém possa crescer e continuar vivo. Aplique-se em compartilhar seu feedback, para que o processo tenha o seu objetivo alcançado e para que o outro se sinta importante e atendido.

Além de escrever vou contribuir com feedback a quem desejar recebe-lo, dessa forma vou acrescentar para o desenvolvimento deste, e sei que, quem o receber vai se sentir valorizado, ou melhor, retroalimentado.

Texto: PC Junior




18 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page